VISÃO GERAL – PRESSÃO ARTERIAL ELEVADA
Pressão arterial elevada significa que sua pressão arterial está ligeiramente acima do normal. A pressão arterial elevada aumenta o risco de ataque cardíaco, derrame e insuficiência cardíaca.
Sintomas
A pressão arterial elevada não causa sintomas. A única maneira de detectá-lo é monitorando suas leituras de pressão arterial. É valida tanto a medida em cada consulta ao médico como com um medidor doméstico de pressão arterial.
Quando consultar um médico
Pelo menos cada uma vez ao ano. Caso a pressão arterial se mantiver elevada ou existirem outros fatores de risco para doenças cardiovasculares, consultas mais frequentes devem ser feitas.
Causas
Qualquer fator que aumente a pressão contra as paredes das artérias pode levar à elevação da pressão arterial. O acúmulo de depósitos de gordura nas artérias (aterosclerose) pode levar à hipertensão. Outras condições incluem:
• Apneia obstrutiva do sono
• Doença renal
• Doença adrenal
• Doenças da tireoide
Vários medicamentos como os anticoncepcionais, remédios para resfriado, descongestionantes, analgésicos também podem causar um aumento temporário da pressão arterial. Drogas como cocaína e anfetaminas, podem ter o mesmo efeito.
Fatores de Risco
Os fatores de risco para pressão arterial elevada incluem:
- Obesidade leve ou mórbida. Quanto maior a massa corporal, mais sangue você precisa para fornecer oxigênio e nutrientes aos tecidos. À medida que a quantidade de sangue que passa pelos vasos sanguíneos aumenta, aumenta também a força nas paredes das artérias.
- Idade. Os adultos mais jovens têm maior probabilidade de ter pressão arterial elevada do que os adultos mais velhos, pois o risco de hipertensão aumenta com a idade. Mesmo as crianças podem desenvolver pressão arterial elevada, especialmente se estiverem com sobrepeso ou obesas.
- Sexo. A hipertensão é mais comum em homens do que em mulheres até os 55 anos. As mulheres têm maior probabilidade de desenvolver pressão alta após os 55 anos.
- Raça. A hipertensão arterial é particularmente comum entre as pessoas de herança africana, muitas vezes se desenvolvendo mais cedo do que entre os brancos.
- História familiar de hipertensão. Se um parente de primeiro grau, como um pai ou irmão, tem pressão alta, é mais provável que você desenvolva a doença.
- Inatividade. Não se exercitar pode aumentar o risco de hipertensão e aumentar o risco de excesso de peso.
- Dieta rica em sal ou pobre em potássio. O sódio e o potássio são dois nutrientes essenciais na forma como o corpo regula a pressão arterial. Se você tem muito sódio ou pouco potássio na dieta, é mais provável que tenha pressão alta.
- Fumo. Fumar, ou estar perto de outras pessoas que fumam (fumante passivo) pode aumentar sua pressão arterial.
- O uso de álcool tem sido associado ao aumento da pressão arterial, principalmente em homens.
- Condições crônicas. Doenças renais, diabetes e apneia do sono, entre outras, podem aumentar o risco de hipertensão.
Embora a pressão arterial elevada e a hipertensão (pressão arterial alta crônica) sejam mais comuns em adultos, as crianças também podem estar em risco. Para algumas crianças, problemas renais ou cardíacos podem causar hipertensão. Mas, para um número cada vez maior de crianças, hábitos de vida inadequados, como dieta pouco saudável, obesidade e falta de exercícios, contribuem para aumentar a pressão arterial e aumentar a pressão arterial.
Complicações
A pressão arterial elevada pode piorar e evoluir para hipertensão cronica. A hipertensão pode danificar seus órgãos e aumentar o risco de várias doenças, incluindo ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, aneurismas e insuficiência renal.
Prevenção
- Mudanças saudáveis no estilo de vida ajudam a prevenir a hipertensão.
- Use sempre menos sal, faça exercícios regularmente e mantenha um peso normal. (índice de massa abaixo de 26).
- Beba menos álcool
- Controle o estresse
- Não fume.
Leve estes conselhos a sério.
Comece a adotar hábitos mais saudáveis imediatamente.